Sejam bem vindos!!!

DIRETORIA DO CAQUI:
Maciel / Klysman / Rômulo / Thiane / Társila / Renato / Iran Sousa / Célio / Jéferson / Carlane / Lucas Abreu.

MENU

domingo, 20 de junho de 2010

UESPI: 4 cursos entre os piores do Brasil

Em compensação, um dos cursos está entre os melhores do Brasil. Só que é do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (ex-CEFET) (foto: Central em Teresina)
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (03/09) o desempenho dos cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2008. No total, 7.329 cursos em 30 áreas foram analisados, como pedagogia, química e física. Também fizeram parte da avaliação 10 cursos tecnológicos. Quase 400 mil alunos de 30 cursos participaram da prova, realizada pela última vez por amostragem -a partir deste ano, todos os estudantes dos cursos selecionados terão de fazer a prova.
E o Piauí figurou nacionalmente: O ensino superior piauiense apareceu de forma negativa (quatro vezes) e positiva (uma vez) na lista de Exatas, Humanas, Biológicas e Tecnológicas. Quatro cursos, todos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), aparecem entre os piores do Brasil, e um curso, esse do Instituto Federal do Piauí (IFPI, ex-CEFET), entre os melhores. Isso mesmo: quatro cursos do Piauí estão entre os piores do País e todos são da instituição de ensino superior pertencente ao Governo do Estado. São de cursos oferecidos para alunos de Teresina e do interior.
PIAUÍ DE FORMA NEGATIVA
A UESPI fez o ensino superior do Piauí passar vergonha no desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os cursos de Química (campus da UESPI de Teresina, com apenas 113 de CPC-Conceito Preliminar do Curso), de Pedagogia (UESPI-Amarante, com 75, e UESPI-São Raimundo Nonato, com 56) e de Biologia (UESPI-Floriano, com 100) foram considerados, segundo o MEC, os piores nas áreas, respectivamente, de Exatas, Humanas e Biológicas. A Universidade Estadual do Piauí, aliás, foi uma das instituições piores avaliadas do estado no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na terça-feira passada.
PIAUÍ DE FORMA POSITIVA
Quem, digamos, salvou a imagem do estado, colocando um curso entre os melhores do País foi o IFPI, que recentemente foi chamado de Centro Fedetal e de Tecnologia no Piauí. O curso de tecnologia de alimentos oferecido pelo IFPI de Teresina foi considerado o segundo melhor do Brasil, segundo o Enade, com, 359 de CPC Continuo. Só perdeu para uma faculdade de São Bernardo do Campo, cidade paulistana, por uma diferença de apenas O IFPI, que já foi CEFET-PI, se firma assim como uma das instituições mais respeitadas e admiradas do estado com Tecnologia tida como a segunda melhor do Brasil. No Índice Geral de Cursos (IGC), saiu-se bem, aparecendo como a 5ª melhor instituição de ensino superior do estado.
LISTA DAS MELHORES FACULDADES DO PI(IGC CONTÍNUO E POR FAIXAS)
1-UFPI (Universidade Federal do Piauí): 277 e 3
2-FSA (Faculdade Santo Agostinho): 262 e 3
3-NOVAFAPI (Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí): 260 e 3
4-ICF (Instituto Camilo Filho): 259 e 3
5-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI, ex-CEFET): 258 e 3
6-Centro Uniicado de Teresina (CEUT): 248 e 3
7-Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FAESPI): 248 e 3
8-Faculdade Integral Diferencial (FACID): 234 e 3
9-Faculdade Piauiense (FAP): 214 e 3
10-Faculdade Ademar Rosado (FAR): 209 e 3
Edição: José Wilson | Fonte: Allisson Paixao / 180graus

Um comentário:

  1. A UESPI deveria está pelo menos em segundo lugar, que vergonha em governador.
    O QUE AS AUTORIDADES PRETENDEM FAZER PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO?

    ResponderExcluir