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terça-feira, 17 de agosto de 2010

Não sabe nem como começar uma monografia? Aqui é o lugar certo!!

desenvolver Monografias – Dissertações:

A ciência é uma das formas de se ter acesso ao conhecimento, e a sua atividade básica é a pesquisa. Ela busca oferecer explicações acerca de um fenômeno, mas não é dogma; logo é discutível.
A ciência é um processo permanente de busca da verdade, de sinalização sistemática de erros e correções, predominantemente racional.
Qualquer pesquisa para ser desenvolvida necessita de um projeto, e bem elaborado, que a oriente. Ele pode não garantir o sucesso da investigação, mas sua inadequação, ou sua ausência, certamente, garantem o insucesso.

1- O Projeto

O projeto deve definir com clareza o problema motivador da investigação, o referencial teórico que a suportará e a metodologia a ser empregada. Também não pode deixar de apresentar o cronograma da pesquisa, bem como a bibliografia.

2- O Problema ou Hipóteses

Hipóteses, ou suposições, são a antecipação da resposta ao problema.
Se este é formulado sob a forma de pergunta, a hipótese, ou a suposição o são sob a forma de afirmação. A investigação é realizada de modo que se possa confirmar ou, ao contrário, refutar a hipótese, ou a suposição.
Geralmente, o termo hipótese está associado às investigações mais na linha positivista ou neopositivista onde, implica testagem, quase sempre de relações, via procedimentos estatísticos. Há dois tipos de testagem, quase sempre de relações, via procedimentos estatísticos. Há dois tipos de hipótese: constitutiva e operacional. Uma hipótese constitutiva define palavras com outras palavras, como nos dicionários. A operacional especifica operações necessárias para medir ou manipular um conceito (ou constructo).

3- Referencial Teórico

Uma revisão da literatura existente, no que concerne não só ao acervo de teorias e a suas críticas, como também a trabalhos realizados que as tomam como referência. Assim, o autor do projeto e o leitor tomam conhecimento do que já existe sobre o assunto, ou seja, sobre o estado da arte, oferecendo contextualização e consistência a investigação.

4- Metodologia

Basicamente a pesquisa pode ser exploratória ou descritiva.
A investigação exploratória é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa.
A pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base pata tal explicação.

5- Relatório Final

Aqui concentra-se a monografia propriamente dita, é um relato do que desencadeou a pesquisa, da forma pela qual Lea foi realizada, dos resultados obtidos, das conclusões a que se chegou e das recomendações que o pesquisador faz a outros.

5.1- Introdução
Aqui inicia-se o relatório, é uma seção na qual se aguça a curiosidade do leitor, na qual se tenta “vender-lhe” o projeto. Basicamente a introdução deve ser curta, proporcional ao número de páginas da monografia. É adequado terminar com a formulação do problema, sob a forma de pergunta.

5.2- O desenvolvimento da monografia é o que sucede à introdução e antecede à conclusão. É composto de vários capítulos, cada um dos quais começando em uma nova página e devendo ser subdividido em seções. A seção se for o caso, também pode ser subdividida, apresentando seções secundárias.

5.3- Conclusões
Há duas partes muito importantes no trabalho: a definição do problema sob a investigação e a resposta que oferecemos ao leitor. Esta é a conclusão.
Só se pode concluir sobre aquilo que se discutiu, logo, tudo o que você apresentar na conclusão deverá ter sido anteriormente discutido. Para dar início às conclusões, resgate a pergunta-problema que desencadeou o estudo e faça um brevíssimo resumo do que foi apresentado e discutido nos capítulos anteriores, apenas para refrescar a lembrança do leitor.

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