O crescente questionamento sobre a prática
docente do ensino superior, sobretudo, no ensino dos cursos de licenciatura, no
que se refere a formação de futuros professores revelam dados importantes.
Dentre os quais, que é importante o desenvolvimento de novas metodologias que
atendam a esse nível de ensino. Com este trabalho pretendeu-se desenvolver,
aplicar e avaliar uma nova metodologia voltada para o ensino de tabela
periódica em um curso de graduação de licenciatura em Química. O jogo lúdico
foi criado e aperfeiçoado com aplicações-testes entre os alunos do grupo do
Programa de Educação Tutorial de Química da Universidade Estadual do Piauí (PET-Química). A metodologia foi avaliada por meio de
questionários aplicados aos alunos calouros que participaram da pesquisa.
Pôde-se afirmar o sucesso da metodologia, constituído esta, uma nova ferramenta
didática, que pode auxiliar os professores de graduação nos curso de
licenciatura em Química à estimular seus discentes para o conteúdo de tabela
periódica, bem com, estreitar a relação deste com o seu alunado.
Cabe ressaltar que os jogos
pedagógicos não são substitutos de outros métodos de ensino. São suportes para
o professor e poderosos motivadores para os alunos que usufruem, dos mesmos,
como recurso didático para a sua aprendizagem. Por outro lado, os professores
precisam estar atentos aos objetivos da utilização de um jogo em sala de aula e
saber como dar encaminhamento ao trabalho, após o seu uso. Além disso, deve
dispor de subsídios que os auxiliem a explorar as possibilidades do jogo e
avaliar os seus efeitos em relação ao processo ensino-aprendizagem.
Segue abaixo, imagens do
jogo, bem como, das aplicações realizadas em escolas públicas, assim como, no
cursi de Quómica da UESPI.
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