Sejam bem vindos!!!

DIRETORIA DO CAQUI:
Maciel / Klysman / Rômulo / Thiane / Társila / Renato / Iran Sousa / Célio / Jéferson / Carlane / Lucas Abreu.

MENU

sábado, 28 de julho de 2012

JOGO LÚDICO: MENDELEEV-UESPI.

O crescente questionamento sobre a prática docente do ensino superior, sobretudo, no ensino dos cursos de licenciatura, no que se refere a formação de futuros professores revelam dados importantes. Dentre os quais, que é importante o desenvolvimento de novas metodologias que atendam a esse nível de ensino. Com este trabalho pretendeu-se desenvolver, aplicar e avaliar uma nova metodologia voltada para o ensino de tabela periódica em um curso de graduação de licenciatura em Química. O jogo lúdico foi criado e aperfeiçoado com aplicações-testes entre os alunos do grupo do Programa de Educação Tutorial de Química da Universidade Estadual do Piauí (PET-Química). A metodologia foi avaliada por meio de questionários aplicados aos alunos calouros que participaram da pesquisa. Pôde-se afirmar o sucesso da metodologia, constituído esta, uma nova ferramenta didática, que pode auxiliar os professores de graduação nos curso de licenciatura em Química à estimular seus discentes para o conteúdo de tabela periódica, bem com, estreitar a relação deste com o seu alunado.
Cabe ressaltar que os jogos pedagógicos não são substitutos de outros métodos de ensino. São suportes para o professor e poderosos motivadores para os alunos que usufruem, dos mesmos, como recurso didático para a sua aprendizagem. Por outro lado, os professores precisam estar atentos aos objetivos da utilização de um jogo em sala de aula e saber como dar encaminhamento ao trabalho, após o seu uso. Além disso, deve dispor de subsídios que os auxiliem a explorar as possibilidades do jogo e avaliar os seus efeitos em relação ao processo ensino-aprendizagem.
Segue abaixo, imagens do jogo, bem como, das aplicações realizadas em escolas públicas, assim como, no cursi de Quómica da UESPI.













Nenhum comentário:

Postar um comentário